O tratamento da água é fundamental para garantir a qualidade do líquido, independentemente se o líquido será consumido por pessoas, animais, ou aplicado em processos. Mas você sabe quais são as etapas que asseguram o nível de excelência do recurso natural? Veja a seguir.
Importância do tratamento de água
Com o tratamento de água são eliminados microrganismos prejudiciais para a saúde humana e animal, como o excesso de matéria orgânica e elementos químicos (ferro, manganês, cálcio, dentre outros). Embora se utilize filtros de água para tratamentos in loco (na residência ou na empresa onde a água será consumida), o tratamento da água em sua fase primária é composto por etapas básicas. São elas:
- Pré-cloração: adição de cloro, que possui alto poder de desinfecção contra vírus e bactérias, logo na captação da água pela Estação de Tratamento de Água.
- Pré-alcalinização: adição de cal ou soda na água, com o objetivo de corrigir o pH do líquido (já que a presença de partículas estranhas faz o nível variar).
- Coagulação: adição de sulfato de alumínio, cloreto férrico ou outro produto coagulante, juntamente com o processo de agitação rápida da água. O objetivo é reunir as partículas de sujeira para eliminá-las com mais facilidade.
- Floculação: mistura lenta da água, com objetivo de gerar flocos com as partículas reunidas anteriormente.
- Decantação: passagem da água por tanques para a separação dos flocos.
- Filtração: passagem da água por tanques compostos por diferentes elementos – pedras, areia e carvão. Com a filtragem é possível reter a sujeira que restou na água, após as etapas anteriores.
- Pós-alcalinização: correção final do pH da água, visto que o nível incorreto pode não apenas ser prejudicial para a saúde, mas também provocar o entupimento e corrosão de tubulações.
- Desinfecção: adição final de cloro, antes da distribuição da água.
- Fluoretação: adição de flúor na água, importante elemento que previne cáries em crianças e adultos.
Abastecimento confiável, após a conclusão das etapas do tratamento da água
O tratamento da água é um processo complexo. Por isso, ao optar pelo fornecimento de água de terceiros, levar em consideração a qualidade da água é essencial para assegurar não apenas a continuidade das atividades de uma empresa, mas também a qualidade de vida em residências, por exemplo.
Em outras palavras, ao buscar empresas de caminhão-pipa, seja para o abastecimento de piscinas, água para empresas (indústria ou o comércio), é indispensável verificar como a companhia responsável realiza o monitoramento da qualidade da água.
A SÓAGUA monitora e controla rigorosamente a qualidade da água que capta e distribui para seus clientes. As análises são realizadas por especialistas, periodicamente, a fim de garantir que o recurso natural chegue com máxima agilidade e excelência para melhor aproveitamento por todos – independentemente de seu destino.
Quer saber mais sobre tratamento da água e outros temas relacionados ao fornecimento de água de qualidade? Acompanhe nosso Facebook, Instagram e LinkedIn!